22/09/2009

Agora vai: Vik Muniz


Tive na semana passada a excelente experiência de conferir de perto o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz, que também é super respeitado fora do país.
Como o mesmo explica, seu trabalho não é algo revolucionário em sua idéia principal mas sim na maneira em que é transmitido, ou seja, a forma em que é produzido. Bem, para explicar melhor, o trabalho de Vik é basicamente retratar um objeto ou uma fotografia “refeito” por outro material, que pode ser até mesmo orgânico.
Mapa Mundi feito de carcaças de computador e o lindo Museu

Uma das coisas interessantes do histórico do trabalho dele é que antes ele buscava expressar seu lado artístico produzindo esculturas e depois tirava fotos delas, por fim ele notou que o que achava mais interessante era fazer o objeto, fotografá-lo e depois desmonta-lo para fazer outra coisa. Isso até mesmo chega a gerar uma certa confusão na classificação do trabalho dele, que não se pode apenas concluir que é fotografia, pintura ou escultura.
Quadros feitos de soldadinhos de brinquedos, geléias e chocolate

Os trabalhos dele vão de minúsculas a gigantescas proporções como, por exemplo, o trabalho em que ele fez sobre “divas de hollywood”- as redesenhando com diamantes, ou até mesmo redesenhando “pessoas humildes” com lixo e entulhos.
Muitos quadros precisa de proximidade e distância para serem compreendidos

Alguns dos trabalhos dele que mais me impressionaram foi a “medusa” feita com macarrão e molho de tomate e a bandeira dos estados unidos em duas versões, primeiro com plantas vivas e coloridas e depois mortas e secas.
Medusa de macarronada
Bandeira americana: antes e depois

A exposição continua até dia 2 de novembro no Museu Inimá de Paula em BH, depois deve ir para mais algumas cidades no Brasil. Bem, quem tiver a oportunidade de ver: vale muito a pena!


2 comentários:

  1. Me encanta as obras do Vik Muniz tive o prazer de ir na exposição dele em 2009 no Masp e logo amei assim que vi o seu primeiro trabalho que ficava na entrada que era nuvens feitas de algodão lembrando imagens que vemos nas nuvens. Fiquei perplexo com a imagem da Elizabeth Taylor de diamentes e outras imagens com Caviar. E a Medusa com Macarrão é muito bem feita e muito, "nossa vou brincar a minha comida". Mas o que eu mais gostei foi uma obra que era feita com monte de lixo, que ia de substâncias químicas até dente de uma pessoa adulta. O Vik Muniz me fez esquecer da Frida Khalo (risos), agradeço a Deus por ter um cara como ele nos represetando no mundo com a sua arte divina.

    ResponderExcluir
  2. Tive raiva do meu professor de literatura ele tinha o livro da exposição! Eu poderia ter furtado!

    ResponderExcluir

O que você acha?