14/06/2013

Atos contra o aumento da passagem - o que os jornais não mostram!


Apesar do foco em nosso projeto Pelamordi ser em entretenimento e mundo pop, eu não posso deixar de registrar esse momento histórico que está acontecendo em nosso país, principalmente agora em que vivo em São Paulo, uma das maiores cidades do Brasil e posso conferir de perto o coração deste movimento. 


Mas isso não quer dizer que o país todo não esteja lutando e se questionando por mudanças e, queridos, não é apenas pelo aumento da tarifa de transporte público. O Brasil inteiro começa a verbalizar sua indignação, aquela entalada há anos.

Vândalos e violentos - é isso que a tv mostra?

Ontem me deparei com este comentário absurdo de um dos principais comentaristas político-sociais do país, exibido pela rede Globo. Arnaldo Jabor expôs um comentário completamente alienado sobre a situação e as causas reais do que está acontecendo - ASSISTA AQUI.

Duvido que Jabor tenha que ficar pelo menos 2h dentro de um transporte público caótico (Seja em SP ou no resto do país) e que no fim do mês tenha que contar as moedas e decidir se compra comida ou se paga o transporte para ir trabalhar. É fácil chamar de vandalismo quando se é um engravatado dentro de uma sala com ar condicionado, né?

Vinagre, que é utilizado para defesa contra gás lacrimogênio, está sendo confiscado até de jornalistas:


Ao acordar hoje resolvi zapear alguns canais, pois sabia que todos os jornais matinais estariam comentando o assunto. O sensacionalismo impera neste momento, utilizando os termos "bomba" e "violência" do último nível - e como sempre, jornalistas medindo palavras pois "os chefes não autorizam revelar os detalhes reais".

E o foco, claro, é sobre os atos de vandalismo que não representam o fator real do movimento. São mais de 10 mil pessoas em São Paulo, não dá pra controlar a índole de todos e muito menos generalizar.

Confira aqui o ótimo post "24 Momentos dos protestos em São Paulo que você não verá na TV" do site Melhor que Bacon.

Repórter da Folha, Giuliana Vallone, atingida no olho
Capa da Folha de hoje - se rendeu?

Video mostra manifestantes gritando contra violência. O que acontece? A polícia mete bala:


Entretanto, dos 3 canais que assisti, todos tratam os manifestantes como "vândalos" que "precisam estar na cadeia". Agora, o que pode se notar - acompanhando pelas redes sociais e ouvindo as pessoas que foram às ruas, é que tudo começou como uma passeata - com cartazes, gritos e união, só que policias "surgiram e impediram a continuação". 

Casal agredito, às 22h40, depois da manifestação

Fui questionado mais cedo "ah, mas acho um absurdo! O povo tá destruindo a cidade, abusando de vandalismo". Eu não estava lá para confirmar isso, mas o que mais ouço falar das pessoas que estavam lá ou passaram por perto, foi o abuso de violência pela polícia. Nos videos deste post vocês podem ter uma noção. E outra, não dá para controlar todo mundo em uma manifestação, sempre haverá pessoas de má índole e, claro, os jornais irão focar nelas. Espertos, né? Fica mais fácil vender jornal.


Polícia preparada para defender o povo? Bem, neste video mostra a mesma destruindo a viatura deles:


O que mais me preocupa, como comunicólogo e defensor do questionamento, é que as pessoas busquem mais a informação. Não adianta apenas a gente sentar a bunda no sofá e balançar a cabeça, aceitando tudo que o Bonner nos diz ou as afirmações absurdas de Dilma - hoje mesmo ela declarou que "a inflação não vai piorar". HA-HAM

Estamos num momento histórico onde o povo tem o poder de mudança e ela só começa com o questionamento. Vocês podem não aceitar tudo o que estou falando, ou até mesmo acharem tudo uma grande besteira, mas quero apenas uma coisa: questione-se.

Brasil unido contra a inércia

por Rafael Froner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?