20/01/2012

Oxique - Acessório chique: cinto!

Ele é usado para não deixar a calça cair. É usado para dividir o look ao meio. É usado como peça indispensável ou apenas como acessório. Não sabe ainda do que eu estou falando? Hoje o Oxique falará desse acessório clássico que ganhou diversas modelagens e cores com o passar do tempo – O Cinto.

O Cinto
O cinto é um acessório indispensável no guarda-roupa de qualquer homem, por que além de ser uma peça que segura aquela calça mais folgada na cintura, dá uma diferenciada no look.

Atualmente há diversos modelos – de lona, de tecido, de couro, com tachas, com fivelas grandes, com desenhos... Os cintos ganharam o gosto masculino e hoje ‘vestem’ homens de 16 a 60 anos.

Um pouco de história para matar a curiosidade
Do século XIX até a Primeira Guerra Mundial, o cinto fazia parte dos uniformes militares, entre os Oficiais. Nas Forças Armadas da Prússia, Rússia Czarista e outras nações orientais, os oficiais usavam o cinto do lado de fora do uniforme para segurar o sabre e para desenhar a cintura, dando ao usuário uma silhueta característica da época: ombros largos e peitoral elevado. Essa prática, considerada necessária para garantir imponência, acabou se tornando popular entre os soldados da Frente Ocidental.
 
Nos anos 20, os homens passaram a usar o cinto apenas para sustentar as calças na altura dos quadris. Já na metade dos anos 90, o cinto desceu ainda mais, fazendo surgir uma prática conhecia como sagging. O sagging consiste em usar calças abaixo dos quadris, sendo sustentada por um cinto bem apertado, revelando parte da roupa íntima masculina.

Dicas
Use cintos como acessório de destaque. Como assim? Em um look monocromático, use um cinto de uma cor diferente, contrastando com o visual.
Use cintos de lona com jeans e tênis. Eventos formais, cintos formais. Ou seja, sapato social, cinto social.

Fivela Reversível
Esse cinto é ótimo, pois dependendo da cor do sapato social, basta trocar a fivela!
Mas se não for nada formal, use a criatividade, não precisa combinar, necessariamente nesse caso, cinto com tênis/sapato. Homens um pouco acima do peso, cuidado para não apertar muito a cintura e saltar a barriga, deixando-a a mostra. Não deixe a ponta do cinto pendurada como se fosse um pêndulo.

Cuidados essenciais


Para não marcar o couro, guarde-o pendurado. Compre sempre com a numeração adequada para não fazer furos a mais, estragando-o.

*Dicas extraídas do Guia de Estilo Vip 2012 por Fábio Paiva

Tendência 2012
 
A última tendência de cintos é o modelo trançado (de couro ou algodão).

Mauricio Pascoal
@maupascoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?