22/10/2013

Marco Nanini brilha no Teatro Amazonas com espetáculo inteligente


Neste fim de semana tivemos a honra de receber em nossa cidade o ator Marco Nanini e o inteligente espetáculo de “A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento”.


Estive na primeira sessão do monólogo, na sexta-feira dia 18 de outubro, onde o público fez bonito: lotou o Teatro Amazonas. De adolescentes com seus celulares a senhoras elegantes e bem perfumadas. O Teatro estava repleto de pessoas que buscavam se entreter e foi isso que o Senhor Marco Nanini nos proporcionou. 
Apesar da falha do microfone na entrada do ator no palco - que resolveu tudo com muito bom humor "Quem não tá me ouvindo diz "alô!". Que tirou risadas do público sem nem mesmo começar o texto, foi o clima que relaxou todo mundo e fez com que todos caminhassem bem pelo roteiro que iria apresentar. 
monólogo do francês Georges Perec é uma crítica bem humorada sobre as palestras motivacionais e que até mesmo alienam muitos de nós, que trabalham arduamente para crescer na carreira. Mas que nos deparamos com um dia a dia massante e cheio de obstáculos que geram desgaste e falta de motivação. Digo isso porque já trabalhei em empresas do Pólo Industrial de Manaus onde a coisa não é fácil e onde a mente é testada no último nível e as barreiras entre chefe e funcionário são mais altas que o monte Everest. 

Nanini brinca no palco. Gesticula e muda o tom da voz para expressar bem as experiências de um funcionário frustrado dentro de uma empresa. É muita riqueza em detalhes, expressões e a sutileza como é feita é impressionante. Marco é um monstro. 
Não é um espetáculo de gargalhar e muito menos uma "palestra"- como muitos com pouca informação cultural imaginaram. O Texto do espetáculo é uma crítica a sociedade atual, sobre o mundo material e a falta de humanização em empresas contado de uma forma irônica. Quem já trabalhou duro nessa vida com certeza se identificou com o texto. Já alguns colegas com pouca experiência e com "papai pra pagar as contas de casa" apenas pensou "Ah, não entendi nada. Achei fraco". 


Aplaudido de pé, Marco Nanini não fez agradecimentos e nem mesmo conversou com o público no fim do espetáculo. Estrelismo? Cansaço? Não sabemos dizer mas nem mesmo quero tirar uma conclusão do ocorrido, prefiro relembrar da performance impecável do ator num texto primoroso que com certeza atingiu em certo o público inteligente e que busca entretenimento de qualidade.
*Fotos: Internet
*Rafael foi no espetáculo realizado no dia 18 de outubro, sexta-feira.
*Texto retirado do blog do Pelamordi no Portal do Jornal A Crítica
por Rafael Froner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?