16/08/2011

Pelamordi: Madonna completa 53 anos!


Hoje Madonna completa 53 anos de vida. 53 anos muito bem vividos, diga-se de passagem. Leonina. Loira. Morena. Ruiva. Para alguns ainda é sinônimo de tabu, para outros de sucesso, para outros de marketing muito bem realizado, mas para mim uma verdadeira artista.

Seja lá qual for a sua ideia sobre a cantora, eu não posso deixar de comemorar o aniversário de uma das artistas que mais me ensinou a questionar, a pesquisar, a se reinventar, a consumir o melhor e de nunca aceitar um "não" como resposta.

Para começar esta celebração, pedi autorização do meu amigo Gustavo Federico para postar a matéria que ele fez para o site Review Magazine sobre a data na qual ele dividi com vocês 10 videos que qualquer fã de música, arte e de Madonna deve assistir.




Guh: Hoje é aniversário de 53 anos da Madonna! Tinha pensado em fazer uma homenagem e falando sobre quantos discos vendeu, como influenciou o mundo pop e como era uma máquina de polêmicas, porém como muito já foi dito, resolvi fazer algo mais simples: uma restrospectiva com os 10 vídeos que melhor representam essa que hoje é considerada a rainha do pop. Afinal, uma imagem fala mais que mil palavras!
Senhoras e senhores…

2. Everybody
O primeiro clipe da tia. Com orçamento e figurinos baixíssimos, foi a música que a colocou nas paradas de sucesso e a apresentou pro mundo que ela tomaria pra si mais tarde.




2. Like A Virgin (Ao Vivo na Blond Ambition Tour)
Na década de 80, ela já tinha estourado nas paradas e dominava o mundo. Portanto decidiu se masturbar em cima do palco enquanto cantava Like A Virgin! No documentário ‘Na Cama com Madonna‘, enquanto a polícia tentava impedir seu show, ela explica que tinha “licença poética” pra isso! Blasfêmia!

3. Erotica
Quando ninguém mais achava que Madonna poderia chocar mais a sociedade, eis que ela lançou o clipe e álbum homonimos: ‘Erotica‘. Sexo era a base de tudo para ela, inclusive foi o tema e nome do livro fotográfico que lançou junto no meio do turbilhão: ‘Sex‘.

4. Bedtime Story
O clipe moderninho e experimental ‘Bedtime Story‘ é lindo e sossega o faixo na carreira dela que até agora era baseada (e vendida) no sexo. Pena que foi um fracasso.

5. Nothing Really Matters
Tirado do CD ‘Ray Of Light‘, este clipe veio marcar época na carreira da Madonna. Graças a ele, em uma escala global, TUDO era baseado no oriente: Desde o corte do cabelo até acessórios de moda.

6. American Pie
Pra quem não sabe, é uma regravação da original de Don McLean. Foi trilha do filme ‘Sobrou pra Você‘, onde ela contracenou com o ótimo Ruppert Everett, que inclusive participa do clipe. Eu adoro essa música simplesmente porque ela conseguiu dar uma roupagem nova e sem perder a vibe original da música. Até quem não gosta de Madonna não tem como dizer que ficou ruim.

7. American Life (Versão do Diretor – Censurada)
Em meio a guerra contra o Afeganistão, ela se posicionou contra o presidente Bush e lançou este clipe, que mostrava uma guerra no meio de um desfile de moda com o público achando graça e aplaudindo. Resultado: O clipe foi censurado.

Alguns anos depois esta versão que vos posto surgiu, desta vez muito mais terrível do que a que foi censurada pela primeira vez: Pessoas explodindo, pernas decepadas e pessoas pegando fogo são só alguns detalhes que aparecem no clipe. Madonna ganhou TODO o meu respeito aqui!


8. Hung Up
As críticas americanas ao CD anterior, ‘American Life‘, foram bem duras. Então para voltar às paradas de sucesso, Madonna decidiu conquistar as pistas de danças e consegiu! Hung Up tem um clima oitentista forte e sample do Abba pra coroar e deixar a coisa mais gay ainda! Sucesso em todo o globo.

9. La Isla Bonita (Ao Vivo no Live Earth)
No Live Earth, ao lado de Gogol Bordelo, ela conseguiu o impossível: Renovar a música mais cafona que já lançou em toda a sua carreia. La Isla Bonita ganhou uma roupagem cigana-doida e ficou tão boa, que ela decidiu repetir essa versão em 2 turnês.

10. I’m Going To Tell You A Secret – Documentário


Foi com esse documentário dá época da ‘Re-invention Tour‘, que Madonna teve o “turning point” da sua carreira.  Mais engajada com a política, causas humanitárias e mais espiritualizada, neste documentário Madonna provou que qualquer um pode mudar e fazer a diferença no mundo. Sem brincadeira, é lindo.

Agradecimentos: Review Mag

Um comentário:

  1. Eu fico toda gayzinha com o aniversário dela. Sempre lembro da nossa sessão de Madonna, e ai, me diverti muito aquele dia. :~

    ResponderExcluir

O que você acha?