25/08/2010

Especial: 9 anos sem Aaliyah

Há 9 anos atrás uma das cantoras de maior importância para a música RnB e Hip Hop morria, com apenas 22 anos, num acidente de avião, em Bahamas, após as gravações de um videoclipe. Ainda é difícil de acreditar que isso é verdade, lembro que na hora que soube da notícia não consegui digerir a ideia, tanto que só fui acreditar quando liguei a TV e diversos noticiários falavam a mesma coisa.

Aaliyah (pronuncia "Alía"), criada em Detroid, começou sua carreia com apenas 14 anos e vendeu mais de 100 milhões de cópias com seus albuns/trilhas sonoras chegando a 30º posição dos artistas que mais venderam na história. Isso ainda é pouco para falar sobre ela, sendo assim, este humilde blog não pode deixar de mostrar tudo que essa garota fez pela música, videoclipe, cultura RnB/HipHop e por mim.




Conheci a cantora graças ao falecido Top 10 EUA da Mtv, que trazia semanalmente os clipes mais tocados na terra de Obama - era ótimo, afinal naquela época não existia youtube e sequer internet à cabo, podíamos ver diversos clipes antes deles estrearem na programação brasileira. E lá me deparei com o maravilhoso clipe de "Try Again" - trilha do filme Romeu tem que morrer.

Try Again com Timbaland
Um dos meus clipes preferidos de todos os tempos. Que coreografia! Que maquiagem!

VMA 200 - ganhou melhor "video feminino"
Sim! Aaliyah conseguiu tirar o prêmio de artistas como Britney e Aguilera! - sim, quem apresentou o prêmio foi o Ricky Martin.

Depois de assistir o video minha mente ficou agoniada, quem poderia fazer uma música tão boa e ser tão bonita assim? Mal eu sabia que ela era BFF de Timbaland e Missy Ellliott - ambos que só chegaram ao público brasileiro bem depois da internet à cabo, mas graças à Alliyah chegaram bem cedo aos meus ouvidos.

We need a Resolution com Timbaland
Outro clipe e música que vencem o tempo! Continua atual e sexy como nunca. E, ok, eu sei a coreografia do final - também maravilhosa. 


More than a woman
Uma das músicas mais fortes da cantora, adoro o clipe também. 


Aaliyah teve apenas 3 cds gravados, a polêmica de ter se casado muito cedo com R Kelly, muitas participações no cinema e estrela de um filme sobre vampiros e, infelizmente, uma morte prematura.

Rock the boat
Esse é um dos clipes mais bonitos dela, porém, infelizmente o que a levou ao acidente. Sim, essas são as últimas imagens que temos dela: linda. 

Até hoje ao ouvir as músicas dela me pergunto: alguém vai conseguir fazer músicas tão boas quanto as que ela fazia? Até mesmo imagino ela torcendo o nariz pra essa leva de cantoras que surgiram após sua morte, com a identidade RnB e hipHop, mas se pudesse dizer algo pra ela hoje, seria algo como: "Aaliyan, não se preocupa, babygirl, elas não chegam aos seus pés".

Miss you
Esse single/clipe foi lançado após a morte da cantora, com todos aqueles amigos e amores que ela deixou. É lindo. Tanto música quanto o clipe. 

5 comentários:

  1. Palavras faltam pra definir Aaliyah,né? Só sabe quem prestigiou na época. Ainda bem que existem os clipes pra relembrar e mostrar que talento bom era assim.

    R&B e Hip Hop bom era esse, aquela era uma época boa demais e ela fazia parte disso.

    ResponderExcluir
  2. Acho que só entende o poder que ela tinha, assim como a importância musical que ela tinha, quem viveu nessa época onde ainda estávamos vivendo uma época onde qualidade musical ainda importava.

    ResponderExcluir
  3. eu sempre gostei dela, mas não dessa maneira louca q nem vc.
    e sim qdo ela morreu fiquei besta!
    assim como a lisa do tlc. essa sim fiquei deprimido e até hoje sinto falta!

    ambas, divinhas do r'n'b forevá!

    ResponderExcluir
  4. Amo, amo Aaliyah!, a conheçi através do filme romeu tem que morrer, e me apaixonei. tmabém fiz uma resenha sobre ela http://benditodrinkpop.blogspot.com/
    vê lá e comente também,
    inté!

    ResponderExcluir
  5. Preciso comentar que nem sabia que tanta gente (ainda) gostava de Aaliyah. Eu a conheci na mesma época do Top 10 Eua (melhor programa da Mtv pra vida) e a adorei, principalmente porque só a conheci a aprtir daquele primeiro clipe que por sinal.. a música e o clipe são ótimos.

    Eu não sabia de n coisas, dela ser tão nova, de já ser casada, somente dos filmes.
    E mesmo assim 9 anos depois você ainda acha uma pessoa tão nova porém talentosa ao ponto de gente muito mais velha e hoje em dia mais experiente, não ser tão boa como ela é.

    ResponderExcluir

O que você acha?