16/08/2010

#MadonnaDay - God save the Queen

16 de agosto poderia ser feriado internacional. Bem, talvez se torne um dia quando a artista mais importante da musica pop (só pop?) não estiver mais entre nós, mas enquanto isso, faço questão de exaltar a importância deste dia.

Madonna completa hoje 52 anos, com uma beleza e presença ímpar, prova disso é essa foto dela há dois dias atrás em Londres, comemorando seu aniversário:
Apesar de ser considerada uma artista popular, falar de Madonna é tão complexo quando falar de religião ou física quântica: cada pessoa tem sua experiência, suas sensações e sua crenças. 

O fato é que para quem conhece um pouco mais a fundo o trabalho dela, entende a importância que ela tem para a música e sociedade. É provável que daqui algum tempo seja feito um estudo sobre o mundo "antes e depois" de Madonna. A dama das invenções e Reinvenções sempre será um estudo rico e prazeroso.
Hoje é dia de mostrar tudo que essa mulher tem e que, graças a Deus, consegui conferir isso tudo ao vivo em 2008 no show Sticky and Sweet lá em São Paulo e garanto para vocês: foi a experiência mais intensa que já tive - confira aqui.

Separei alguns dos melhores videos da Madonna que, para mim, a traduzem como a artista feminina mais importante do mundo da música. Aumentem o som e se preparem para se arrepiar:


1985: Dress You up (ao vivo na Virgin tour - 1985)
Pode até ser "brega" hoje em dia, mas esse estilo vendeu muito nos anos 80. Essa é uma das minhas músicas preferidas


1990: Vogue (ao vivo no VMA - 1990)
Perfeita prova de que ela sempre tinha cartas na mão quando tinha que surpreender

 

1991: Like a Virgin (ao vivo na Blond Ambition)
Isso sim é polêmica. Ninguém mais faz turnês como esta onde é preciso correr da polícia depois do show - vale conferir esta cena no documentário "Na Cama com Madonna"


1991: Justify my love (parceria com Lenny Kravitz - 1991)
Clipe bom é clipe censurado. Esperteza é lançar VHS com o clipe e vender TUDO


1993: Fever (ao vivo na Girlie Show - 1993)
Quem não adora essa performance? Clássica demais. Peitos pra quê te quero, heim?


1995: Human Nature
Inteligência sempre foi o forte de Madonna e essa música é a prova disso. Qual a melhor resposta para toda a sociedade hipócrita? Uma música fodástica e um clipe icônico cheio de mensagens subliminares


1995: Bedtime Story (parceria com Bjork)
Literalmente uma obra de arte. Madonna resolveu colocar movimento em famosas obras de arte e rendeu nessa viagem audio visual



1995: Take a Bow
Quem disse que ela não é romântica? É um dos clipes mais bonitos que ela já fez, e vale ressaltar: que corpo é esse? Ela nunca esteve tão gostosa.


1999: Nothing really matters
Foi com este clipe que me "entreguei" aos encantos de Madonna. Para mim, ninguém chegará ao patamar desta produção (nem bad romance, viu!). Inspirado no livro "Memórias de uma Gueixa", ela conseguiu deixar a música ainda melhor.



2003: American Life (versão censurada)
Um dos melhores clipes dela? Sim. Infelizmente foi censurado pela própria cantora.O lançamento coincidiu com a mesma época da guerra contra o Iraque, entendemos que não cairia bem. Mas...pelamordi! Esse clipe é maravilhoso.



2005: Music (ao vivo no Live Aid - 2005)
Eu considero essa uma das melhores perfomances dela. Sério. Além de linda, que dança é essa? 


2005: Let it will be (ao vivo no Koko Club - 2005)
Uma das músicas mais fodásticas que ela já fez e essa versão ao vivo mostra o poder que ela e a cantora têm


Get stupid
Sempre questionadora, este clipe (exibido na última turnê), mostra bem o que ela pensa do mundo.


Espero que tenham gostado da seleção, mas este é apenas um pequeno resumo do que penso e amo dela. Que venham muitos anos de música, imagens, designers, danças, shows e polêmicas. God save que Queen.

6 comentários:

  1. Pra hoje,só consigo automaticamente lembrar dela cantando "I Want You",música com Massive Attack que é simplesmente foda. Depois disso, acho que do American Life curto pra sempre é "X-Static Process" e "Nothing Fails"...

    Aaaah cara,é a Madonna né.

    hahahaha

    ResponderExcluir
  2. concordo com tudo em gênero, número e grau!
    amei a seleção dos vídeos, rafa

    e como diz bruna,
    é a madonna, né. rs

    ;)

    ResponderExcluir
  3. é a mamãe, né? tem nem o que discutir...

    Poxa, me deu vontade de assistir a todas as turnês uma atrás da outra, pena que tô de plantão agora :( mas tô aqui comemorando o #madonnaday com a minha camiseta da S&S! hehehehe

    ResponderExcluir
  4. o melhor eh que fica até. reduntante ver esses filmes e a cada um comentar: "adoro esse clipe" ou, "esse vídeo eh incrível" pq né? é o que acontece quando vemos um atrás do outro.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rapha! Muito bom o post.

    Cara , essa mulher é foda! ''Rainha do Pop'' '' Mãe do Pop'' nenhum desses adjetivos é maior que seu próprio nome : MADONNA

    ResponderExcluir
  6. Graças a você eu conheço a maioria das músicas, além de fato ser realmente o #madonnaday2.

    Yay, parabéns (atrasado) para ela!

    ResponderExcluir

O que você acha?